World of Goo

Um jogo que, no loading, ao invés das clássicas: loading textures, loading modules, etc.. apresenta: Filtrando Moral, dobrando a colher, girando violentamente em torno do eixo y… numa descarada provocação aos jogos da Maxis como The Sims, merece meu total e absoluto respeito. E é assim que World of Goo chega. Um dos jogos mais vendidos na WiiWare, disponível também para Windows, Mac e Linux, tráz muito humor, desafio e diversão ao mundo dos jogos.

WoG foi desenvolvido pela empresa independente 2D boy formada por dois (isso mesmo, são só dois) ex-funcionários da EA e custou apenas U$10.000,00.

Você é colocado dentro de um mundo fantástico, cheio de bolinhas que podem ser grudadas, montando assim estruturas complexas. É mais um puzzle, que, diferente de vários no mercado, em nenhum momento você enjoa de jogar.

A história gira em torna da World of Goo Corporation, uma empresa que utiliza as goos (as bolinhas) para produzir vários tipos de produtos. A empresa está desativada devido à falta de energia, e seu primeiro objetivo é resolver esse problema. A fonte de energia da WoG Corporation é a beleza de uma garota. É aí que entra o ácido humor do jogo. A garota ficou feia, e por isso sua beleza não está mais gerando energia. Para isso é preciso que você consiga produzir um cosmético para que a produção de energia seja reestabelecida.

Basicamente, o que você tem que fazer no jogo é levar um certo número de Goos para um cano que as sugará para que os objetivos sejam realizados. Cada fase é um desafio totalmente diferente, o que não deixa o jogo repetitivo (grande problema dos puzzles) e o torna ainda mais desafiador. A física do jogo é muito bem implementada e as vezes você acha que levar as goos ao seu objetivo é algo impossível. Nada que algumas tentativas e alguyma estratégia não resolvam. Ao progredir no jogo aparecem novos tipos de goo, o que faz com que o gameplay mude totalmente.

Para te ajudar, estão espalhadas pelo cenário placas pintadas pelo… “Pintador de Placas!“. Estas placas contém dicas do que deve ser feito, além de explicar melhor a história.

O visual do jogo, com gráficos 2D, é ótimo. De cara me lembrei de Worms (aquele jogo de minhocas que atiram umas nas outras). Além das placas, existem algumas pequenas cenas, muito bem feitas, para explicar a história. O cenário lembra uma mistura do citado Worms com filmes do Tim Burton. Fica algo, como um “gótico divertido”…

O áudio é um ponto forte, apesar do barulhinho das goos enjoarem um pouco quando você joga por muito tempo. A trilha sonora é ótima. Possui uma música tema marcante, daquelas que ficam na cabeça depois que você para de jogar. Por sinal, todas as músicas do jogo são ótimas e, apesar de você estar controlando bolinhas, dão uma certa sensação de grandeza.

O fator re-play é alto. Existem conquistas dentro das fases que envolvem o término dela em no máximo tantos minutos, ou o uso de um número máximo de movimentos, etc. Além disso, existe um modo onde é possível construir uma torre gigante, com todas as goos coletadas, e que pode ser comparada on-line com pessoas de vários países.

Em termos de diversão, World of Goo é uma ótima escolha. As poucas horas (o jogo é bem curto, e pode ser finalizado em mais ou menos 7 horas) valem muito a pena e, sinceramente, vou lembrar desse jogo por muito tempo. É um daqueles jogos que gostaria que todos jogassem e vissem que quão divertido um jogo simples pode ser, como foi com Plants vs. Zombies.

PRÓS:

  • Muito bem humorado;
  • Desafiante e nem um pouco repetitivo;
  • Você descobre que poucas coisas são mais divertidas no mundo do que empilhar bolinhas!

CONTRAS:

  • Muito curto;
  • Merecia alguns mini-games on-line;

Gênero: Plataforma/Puzzle
Distribuidor: 2D Boy
Plataformas: Wii/PC/Linux/MAC
PEGI: 3+
ESRB: Everyone

Notas

  • GRÁFICOS: 8,0
  • GAMEPLAY: 9,0
  • AUDIO: 8,5
  • DIVERSÃO: 9,0
  • HISTÓRIA: 7,0
  • GERAL: 8.3
Anúncios

~ por Fabio Alves em janeiro 15, 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: