Orange Box: Portal

Especial Orange Box

Continua a saga Orange Box! Dessa vez, falaremos de um jogo singular, curto, bem humarado e, com certeza, uma obra prima: Portal. O jogo foi lançado na Orange box principalmente por que, pelo bom senso, não poderia ser lançado sozinho devido a sua curtíssima duração: são 19 salas, cada uma com enigmas variados e nenhum inimigo que possa ser levado a sério. Acho que dá pra zerar em 4 horas. O game se foca mesmo nos Puzzles, que são resolvidos com uma das “armas” mais incríveis dos games: A PortalGun.

Mas não deveríamos chamá-la de arma, pois ela não serve para matar (pelo menos diretamente), apenas serve para abrir uma série de portais que podem deslocar o personagem ou um objeto para qualquer superfície lisa em que você abra outro portal. A experiência de passar por um desses portais é incrível, e confesso que passei uns 20 minutos só brincando com essa tecnologia. Só jogando você pode entender o que eu estou falando.

Há somente 2 personagens no jogo: você e a robô GLaDOS, uma inteligência artificial que controla os laboratórios da Aperture Laboratories, uma empresa rival da Black Mesa de Half-Life. Você na verdade está participando de um experimento por várias salas para testar a PortalGun, e receberá um belo pedaço de bolo no final do teste! O clima do jogo é impagável, com várias referências ao mundo de Half-Life e um crescente “humor negro corporativo”.

Cultuado como obra prima por milhares de gamers (e me inclua ai!), o jogo tem puzzles muito interressantes, todos envolvendo a física dos portais, o peso de objetos e do personagem. A única presença que pode ser chamada de inimigo são drones imóveis deixados por GLaDOS para dificultar o caminho, mas podem ser cosiderados só mais um elemento do cenário.

A música final é uma das mais incríveis dos games, e eu zerei o jogo umas 3 vezes só pra ouvir de novo! Curtíssimo, o jogo foi criado mesmo só pra mostrar o potencial da tecnologia dos portais para os games, o que conseguiu com mérito. Só um aviso final: O bolo é uma mentira!

PRÓS:

  • Pular de portal em portal
  • Humor corporativo
  • A música final

CONTRAS:

  • Curto demais! (mas cada minuto compensa!)
  • O bolo é uma mentira!

Nome: Portal
Gênero: First person Puzzle/ Ação/ Aventura
Distribuidor: Eletronic Arts
Plataformas: Xbox 360/PS3/PC
PEGI: 12+
ESRB: TEEN
Contém: Violência moderada, Sangue

Notas

  • GRÁFICOS: 8,0
  • GAMEPLAY: 7,5
  • AUDIO: 7,5
  • DIVERSÃO: 8,0
  • HISTÓRIA: 7,5
  • GERAL: 7,7

OBS.: Este post faz parte de uma série de posts sobre um pacote que nos fez muito felizes: A Orange Box

Anúncios

~ por Jean Carlos em janeiro 27, 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: